top of page

Manifestações de Junho de 2013 

Tudo começou em 2005, quando cerca de 2000 estudantes foram às ruas de Porto Alegre protestar contra o aumento da tarifa do transporte público da região. Esse foi considerado um ato embrionário do tema que só voltou a ser considerado alguns anos à frente, atingindo cidades como Rio de Janeiro, Natal, Goiânia e São Paulo, com a ajuda, principalmente, das redes sociais. A partir daí, uma série de fatores se encadearam para resultar no maior movimento das últimas duas décadas no Brasil.

O Protesto de 17 de  junho de 2013  reuniu mais de 250 mil pessoas que saíram às ruas no país (em 12 capitais e 16 cidades) e foi o reflexo de uma população que não só reivindicava a diminuição das tarifas, mas também, o fim da corrupção, a melhoria na educação, da saúde e dentre tantas outras bandeiras que foram reunidas, mostrando uma participação ativa do povo e uma preocupação pela mudança do país. Uma mistura de sentimentos, vontades e ideologias que, a partir daquele episódio, mostrou que o Brasil, o seu povo, não seria mais o mesmo. 

Trabalho realizado para a disciplina de Jornalismo Digital, da professora Daniela Oliveira, do curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de almeida, pelas alunas:

 

                                 Bárbara Souza, Carla Gomes, Clarice Perrot, Suelen Cordeiro, Thainara Carvalho e Thaís Souza.

 

to About
to Work
to Services

    Sobre    

    Mapa dos protestos    pelo Brasil   

  créditos   

  Entendendo os Protestos   

Após os acontecimentos que paralizaram muitas cidades brasileiras, os protestos de junho de 2013 passaram a ser estudados e analisados por diversos  especialistas.  

 

O Cientista Social e professor da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Guilherme Carvalhido, comenta sobre essas movimentações, suas características, a atuação da polícia durante as manifestações, as diferenças com antigos protestos e por que foram consideradas um marco histórico para o Brasil.  

Durante o ano de 2013, milhares de pessoas se reuniram nas ruas para protestar contra o aumento das tarifas dos transportes públicos.

Fonte:Thiago Lara

    "Não é apenas 20 centavos"   

Manifestantes encheram as ruas do Rio de Janeiro em protesto país para protestar contra o aumento das tarifas de transporte, a violência urbana, os custos da Copa do Mundo, a precariedade do serviço público, entre outras reivindicações.

 

Fábio Silva, 26 anos, estuda Publicidade e propaganda na Universidade Veiga de Almeida. O jovem acredita na mudança da política, foi para as ruas no dia do protesto, não com a ideia de mudar o mundo, mas na tentativa de não deixar que as corrupções fiquem impunes. Seu objetivo era lutar pela democracia brasileira, a mãe dele foi sua maior incentivadora. Há casos de corrupção em todo os lugares, mas se as pessoas não forem para a rua demostrando sua indignação o governo nunca sentirá a cobrança do povo, continuaram no comodismo.

 

A manifestação que ocorreu em 2013 foi pacífica mais de 250 mil pessoas se envolveram nos protestos, que repercutiu em outros cidades e estados. Uma minoria praticou o ato de vandalismo o que ocasionou confronto com policiais que estavam no local.

“A experiência é meio tensa, pelo fato da polícia vir sem você ter feito nada”, diz Fábio.
Para ver a Galeria dos protestos
bottom of page